quarta-feira, 31 de outubro de 2012

FURACÃO SANDY FICA MAIS FORTE E DEVE CHEGAR RAPIDAMENTE À COSTA DOS EUA

Tempestade atingirá continente no sul de Nova Jersey ainda nesta segunda.
Proximidade da chegada do fenômeno transforma NY em 'cidade fantasma'.

O furacão Sandy, que ameaça a Costa Leste dos EUA, intensificou-se e seus ventos máximos sustentados alcançaram 150 quilômetros por hora, anunciou nesta segunda-feira (29) o Centro Nacional de Furacões dos EUA.
Em seu boletim das 15h GMT (13h de Brasília), a agência afirmou que a tempestade, que pode ser a maior da história dos EUA, move-se a 30 quilômetros por hora, velocidade considerada alta, e possivelmente tocará o continente "no sul da costa de Nova Jersey nesta tarde ou nesta noite".
Os primeiros efeitos de Sandy, que matou ao menos 66 pessoas em sua passagem pelo Caribe, já eram sentidos, e as autoridades federais e estaduais se preparam para enfrentar a tempestade.
Milhares de voos foram afetados, centenas de milhares de pessoas tiveram de deixar suas casas em Nova York, onde todo o sistema de transporte público parou e a Bolsa de Valores permanecerá fechada nesta segunda-feira. Nova York tinha o aspecto de uma verdadeira cidade-fantasma nesta segunda.
29 de outubro - Em cena rara, Times Square  é vista praticamente vazia devido à aproximação do foracão Sandy, em foto tirada por volta de 9h30 da manhã (Foto: Fabrício Mamberti/Arquivo pessoal) 
29 de outubro - Em cena rara, Times Square é vista praticamente vazia devido à aproximação do furacão Sandy, em foto tirada por volta de 9h30 da manhã (Foto: Fabrício Mamberti/Arquivo pessoal)
A expectativa pela tempestade também atrapalha a campanha presidencial dos EUA, a quase uma semana da votação de 6 de novembro que opõe o atual presidente Barack Obama e seu rival republicano Mitt Romney.
Na costa da Carolina do Norte, no domingo, a televisão mostrou imagens de ilhas que se estendem ao longo da costa varridas pelos ventos, pela chuva e pelo mar agitado. As montanhas de West Virginia podem ficar cobertas com um metro de neve.
Nova Jersey e Delaware ordenaram a retirada de moradores da região costeira que corre o risco de inundações.
Obama pediu aos seus compatriotas que levem "muito a sério" o perigo e disse que Sandy vai ser uma tempestade "grande e poderosa".

A rede de transporte público na cidade de Nova York - metrô, ônibus, trens - parou de operar domingo antes da chegada do furacão.
Além disso, por volta de 7.400 voos domésticos e internacionais foram cancelados no domingo e nesta segunda-feira, principalmente nos aeroportos de Nova York, Washington e Filadélfia.

A Bolsa de Nova York ficará completamente fechada nesta segunda-feira e, provavelmente, na terça-feira, anunciou domingo à noite a sua operadora, NYSE Euronext, que até aquele momento assegurava que manteria o intercâmbio eletronicamente.
A Suprema Corte dos EUA decidiu cancelar suas sessões marcadas para terça, postergando-as para quinta.
De Washington a Nova York, os moradores e funcionários das redes de transporte empilhavam sacos de areia para proteger suas propriedades das inundações anunciadas, enquanto filas eram formadas diante dos supermercados para estocar alimentos.
Chamado de "Superstorm", "Monsterstorm" ou "Frankenstorm", em referência ao Halloween na quarta-feira, para ressaltar o tamanho e potencial perigo do furacão, Sandy deve se reforçar ao encontrar uma frente fria vinda do Canadá, de acordo com as previsões do serviço de meteorologia.

Rapidamente, as autoridades intensificaram suas medidas de precaução. Em Nova York, cidade mais populosa do país, o prefeito Michael Bloomberg ordenou a evacuação de 375 mil pessoas de zonas propensas a inundações ao longo da parte leste do Rio Hudson. O nível da água pode subir mais de três metros, de acordo com o NHC.
Cerca de 1.100 soldados da Guarda Nacional foram para a cidade.
Os espetáculos da Broadway foram cancelados no domingo e na segunda-feira, enquanto os parques, 'playgrounds' e praias estão fechados para o público.
Imagem do satélite NOAA mostra a aproximação do furacão Sandy sobre a Costa Leste dos EUA nesta segunda-feira (29) (Foto: AP) 
Imagem do satélite NOAA mostra a aproximação do furacão Sandy sobre a Costa Leste dos EUA nesta segunda-feira (29) (Foto: AP)
O governador de Nova Jersey, Chris Christie, também decretou o fechamento dos cassinos de Atlantic City, a "Las Vegas da Costa Leste".

Na maioria dos estados do litoral, os governos declararam estado de emergência a fim de poder mobilizar rapidamente os meios, enquanto milhões de crianças devem ficar em casa, com muitas escolas públicas de Washington a Boston fechadas.

As rádios alertam para a possibilidade de cortes de energia, transmitindo mensagens explicando as precauções.
mapa furacao sandy 29/10 (Foto: AP)
Veleiro naufragado
Quatorze dos 16 tripulantes de um veleiro naufragado na costa da Carolina do Norte (sudeste dos EUA) foram resgatados, segundo a Guarda Costeira dos Estados Unidos, que continua procurando duas pessoas desaparecidas.
Eles abandonaram a embarcação à deriva nesta segunda-feira no trajeto do furacão Sandy.
O serviço de socorro informou inicialmente que a tripulação da embarcação canadense contava com 17 pessoas, que estavam a salvo.
Os marinheiros foram socorridos por dois helicópteros Jayhawk. Um avião Hércules C-130, que será apoiado por um terceiro helicóptero, continua no local para buscar os dois membros da tripulação que continuam desaparecidos.
O veleiro canadense 'HMS Bounty', réplica de um famoso barco do século XVIII, ficou a mercê das águas turbulentas 144 km a sudeste de Hatteras, Carolina do Norte.
O barco se encontrava a aproximadamente 257 km a oeste do olho do furacão.
Passageiro pega o último trem da linha 4 do metrô de Nova York na noite deste domingo (28). linhas foram paralisadas antes da chegada do furacão Sandy (Foto: Lucas Jackson/Reuters) 
Passageiro pega o último trem da linha 4 do metrô de Nova York na noite deste domingo (28). linhas foram paralisadas antes da chegada do furacão Sandy (Foto: Lucas Jackson/Reuters)
Prateleira de supermercado é esvaziada em Nova York antes da chegada do furacão Sandy (Foto: Lucas Jackson/Reuters) 
Prateleira de supermercado é esvaziada em Nova York antes da chegada do furacão Sandy (Foto: Lucas Jackson/Reuters)
Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/10/furacao-sandy-fica-mais-forte-e-deve-chegar-rapidamente-costa-dos-eua.html

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

STJD PODE INTERDITAR A VILA; SANTOS PROMETE OBRA DE ACESSO AO ESTÁDIO

Nessa quarta-feira, ambulância não conseguiu entrar no gramado para atender o zagueiro Rafael Marques, do Atlético, que estava lesionado.

O procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schmidt, revelou nesta quinta-feira que pode interditar a Vila Belmiro após o episódio no qual a ambulância destacada para o jogo entre Santos e Atlético, na noite dessa quarta, não conseguiu adentrar ao gramado do estádio para atender ao zagueiro Rafael Marques, do Galo.

Segundo o representante do STJD, o Peixe deve ser denunciado no artigo 211 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), por deixar de garantir estrutura necessária para a realização de uma partida de futebol, que prevê multa de R$ 100 a R$ 100 mil e interdição do estádio até a resolução do problema.

“Já solicitei as imagens (da TV) e irei analisar a súmula da partida, para avaliar uma possível interdição do estádio até que sejam satisfeitas as condições necessárias para atendimento médico aos atletas. É o momento de apurar todos os fatos”, disse Schmidt, em entrevista à Rádio Estadão/ESPN.

A diretoria santista, por sua vez, garantiu que obras serão realizadas no estádio para resolver o problema. Com isso, a cúpula alvinegra acredita que a Vila Belmiro deve ser liberada para o duelo com o Náutico, na próxima quinta, em casa.

“O Santos FC esclarece que realizou vistoria técnica ainda na madrugada desta quinta-feira (18), na Vila Belmiro, para avaliar os acontecimentos da partida entre Santos e Atlético. A comissão chefiada pelo vice-presidente Odílio Rodrigues já detectou que obras devem ser feitas para permitir o acesso de ambulâncias ao campo. Elas devem estar finalizadas antes da partida entre Santos x Náutico, no dia 25 de outubro, que é o próximo jogo marcado para o estádio”, informou o clube praiano, por intermédio de nota oficial.

Caso a questão seja solucionada em breve, Paulo Schmidt ponderou que a interdição pode ser revista e o estádio considerado apto para receber o jogo do Santos contra o Timbu. “Posso entrar com pedido cautelar para a interdição imediata da Vila. Mas isso pode perder efeito se as obras forem feitas a tempo pelo Santos. Não descarto que isso perca efeito”, concluiu o procurador-geral.

Confira a íntegra da nota oficial emitida pelo Santos:

Santos FC realizou vistoria técnica na Vila Belmiro ainda na madrugada desta quinta-feira (18)

O Santos FC esclarece que realizou vistoria técnica ainda na madrugada desta quinta-feira (18), na Vila Belmiro, para avaliar os acontecimentos da partida entre Santos e Atlético. A comissão chefiada pelo vice-presidente Odílio Rodrigues já detectou que obras devem ser feitas para permitir o acesso de ambulâncias ao campo. Elas devem estar finalizadas antes da partida entre Santos x Náutico, no dia 25 de outubro, que é o próximo jogo marcado para o estádio.

O Santos FC reitera que a Vila Belmiro, durante a realização de partidas, conta sempre com três ambulâncias ao todo (uma a mais do que pede o Estatuto do Torcedor, de acordo com a capacidade do estádio), sendo duas UTI, que ficam nos dois lados do campo, mais uma de remoção. Há também dois postos médicos para pronto atendimento: um no vestiário do visitante e outro no ginásio.

Os atletas atendidos ontem passam bem. O Santos FC deseja a eles a mais pronta recuperação.

Fonte:

http://www.pe.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/futebol-nacional/18,87,1,9/2012/10/18/noticia_atletico_mg,232113/stjd-pode-interditar-a-vila-santos-promete-obra-de-acesso-ao-estadio.shtml

 

sábado, 13 de outubro de 2012

NO RECIFE, EXPLOSÃO EM FRENTE AO ZOOLÓGICO DEIXA 2 GRAVEMENTE FERIDOS

Dois homens teriam perdido membros por conta da explosão, diz HGV.
Cilindro era utilizado para encher balões de borracha para crianças.

Do G1 PE
16 comentários
 Um acidente com um cilindro para encher balões deixou sete pessoas feridas na tarde desta sexta-feira (12), em frente ao Horto Dois Irmãos, onde funciona o zoológico, na Zona Norte do Recife.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, um cilindro do gás que era utilizado para encher balões para serem vendidos para crianças teria explodido, próximo à entrada do Horto. Não se sabe qual tipo de gás estava sendo usado pelos vendedores de balões.
Dois homens, um de 42 anos e outro de 19 anos, foram socorridos pelos Bombeiros e levados para o Hospital Getúlio Vargas, no Recife. De acordo com informações do hospital, uma das vítimas chegou com as duas pernas amputadas na altura da coxa, e a outra precisou passar por uma cirurgia. Após o procedimento, ele também teve de amputar as pernas.
A Secretaria de Saúde do governo de Pernambuco informou ainda que o estado dos dois homens que tiveram as pernas amputadas é  considerado grave. Os dois passaram por cirurgias durante a tarde desta sexta, segundo o HGV, e se recuperam em Unidades de Tratamento Intensivo da instituição.
Uma terceira vítima deu entrada no Hospital da Restauração com queimadura nas pernas. O hospital informou que o homem de 37 anos teve curativos em algumas partes do corpo, e o estado de saúde é estável. Ainda de acordo com o HR, ele não corre de risco de perder a vida e teve lesões de segundo grau.

De acordo com a Unidade de Pronto Atendimento do bairro da Caxangá, um jovem de 17 anos chegou ao local com queimaduras de primeiro grau por conta da explosão no Horto. Ele já teria sido medicado e liberado.

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) precisou interditar parte da via para o Instituto de Criminalística trabalhar durante a tarde. Com isso, o trânsito ficou lento no local.

Feridos
Informações iniciais do Corpo de Bombeiros davam conta que ao menos cinco pessoas haviam ficado feridas em razão do acidente.

No final da tarde desta sexta, três crianças (dois meninos e uma menina) teriam sido atendidas na Unidade de Pronto Atendimento do bairro dos Torrões. Segundo o Serviço Social do local, os pais das crianças disseram que eles estavam com queimaduras e escoriações em razão do acidente no Horto.

Após o atendimento inicial nas UPAs, elas foram levadas pelos pais a hospitais particulares.

HortoA administração do Parque Dois Irmãos enviou uma nota oficial no início da noite desta sexta. Nela, o zoológico lamenta o acidente e esclarece que é proibida a entrada de visitantes com balões e bexigas no local, além da venda desses produtos dentro do zoológico. De acordo com os administradores, aos estourarem, os restos de balões podem chegar aos recintos dos animais e serem ingeridos por eles.
De acordo com o Parque Dois Irmãos, cerca de 18 mil visitantes estiveram no local durante todo o feriado desta sexta (12). Como o acidente aconteceu a cerca de 150 metros de distância dos portões do zoológico, a programação do dia não foi afetada, nem o horário de funcionamento do parque, que fechou seus portões às 17h30.

A gerência do parque ressaltou ainda que não tem autoridade para fazer a fiscalização desse tipo de comércio na área externa ao zoológico, por se tratar de um espaço público.

Fonte: http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2012/10/no-recife-explosao-em-frente-ao-zoologico-deixa-2-gravemente-feridos.html

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

INCÊNDIO DESTRÓI ESCOLA DO DF DURANTE COMEMORAÇÃO DO DIA DAS CRIANÇAS

Cerca de 200 crianças estavam na escola Maple Bear quando fogo começou.
Nenhuma criança ficou ferida; uma mulher teve queimaduras leves. 

Um incêndio atingiu a escola particular Maple Bear, no Setor de Indústrias Gráficas (SIG),  Distrito Federal, na manhã desta quinta-feira (11). O acidente aconteceu durante uma atividade em comemoração ao Dia das Crianças.  De acordo com os bombeiros, nenhuma criança ficou ferida. Uma mulher que manipulava uma pipoqueira foi atendida no local e encaminhada ao hospital com queimaduras leves.
O incêndio tomou uma proporção maior porque atingiu três brinquedos infláveis colocados na área quadra de esportes da escola. As chamas começaram por causa de um vazamento de um botijão de gás que estava sendo usado em um carrinho de pipocas, contou uma funcionária da escola.
Segundo essa funcionária, o fogo começou às 10h. Ela informou que cerca de 200 crianças estavam na escola na hora do incêndio.
Mãe de um dos alunos, Simone Salles de Castro, contou ao G1 que recebeu um telefonema de funcionários da escola avisando do incêndio. De acordo com ela, as crianças foram levadas para uma gráfica vizinha.
"A informação que tive é que a maioria das crianças estava ao ar livre, fazendo um piquenique, e que nenhum aluno teria se machucado. Quando cheguei na gráfica para buscar meu filho, encontrei as crianças bem, calmas", relatou.
Pelo menos 20 homens do Corpo de Bombeiros, em cinco viaturas, participam da ação para controlar o incêndio. Foi necessário pedir reforço de caminhões com água. Até pouco depois das 11h, o fogo ainda não tinha sido totalmente controlado.
Fogo também atingiu gráfica que fica ao lado da escola (Foto: Jamila Tavares/ G1) 
Fogo também atingiu gráfica que fica ao
lado da escola (Foto: Jamila Tavares/ G1)
Fogo em gráfica
A gráfica Gravo, que fica ao lado da escola também foi atingida pelas chamas. Ezequias César, funcionário da gráfica, disse que o fogo atingiu o estoque, onde ficam armazenados papéis e produtos químicos. Como material é inflamável, todos tiveram que deixar o prédio.
Funcionários de uma agência bancária próxima deixaram o local por causa da fumaça.
Às 11h, a rua de acesso à escola e à gráfica estavam fechadas e ainda havia fumaça na região.

 Fonte: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2012/10/vazamento-de-botijao-de-gas-causa-incendio-em-escola-do-distrito-federal.html