sábado, 29 de outubro de 2011

EXPLOSÃO DEIXA GAROTO FERIDO E DESTRÓI CASAS

Sexta-feira, 28 de outubro de 2011 7:30

Um garoto de 11 anos teve queimadura de segundo grau devido a vazamento de gás de cozinha que resultou em explosão, por volta das 6h de ontem, no sobrado em que Luiz Gustavo Minichelo morava com a avó de 67 anos, Tereza Minichelo, na Rua Tauá, Parque João Ramalho, em Santo André. Outra residência precisou ser totalmente demolida por causa do risco de desabamento e quatro casas sofreram estragos, como telhas, vidros, janelas e portas quebradas.

A residência de Helena Marabiza Espósito, 66, que mora ao lado da irmã, Tereza Minichelo, também precisou ser demolida. "Estamos aqui há mais de 30 anos e agora nem sei para onde vamos", conta. A dona de casa diz que acordou assustada com o barulho causado pela explosão e saiu correndo, junto com a filha, para tentar ajudar Luiz Gustavo. "Minha filha cortou o pé e também foi para Santa Casa junto com ele. Minha irmã não teve ferimentos, mas passou mal e foi para o Pronto Atendimento do Bangu."

A Prefeitura de Santo André informou que a dona de casa Tereza Minichelo teve um pico hipertensivo e foi levada até o Pronto Atendimento Bangu, onde recebeu medicação, passou por exames e foi liberada pela equipe médica por volta das 12h. Já o neto foi transferido do Centro Hospitalar Municipal para o Hospital Estadual Mário Covas às 15h30, onde aguarda autorização para ser transferido para hospital de referência em queimados em São Paulo.

Segundo o delegado do 2º Distrito Policial de Santo André, Roberto Von Haydin, apesar de ter 30% do corpo queimado, o garoto passava bem. "Ele estava lúcido e conseguimos conversar", diz. Luiz Gustavo contou ao delegado que sentiu cheiro forte de gás e foi até a cozinha para fechar o registro do botijão. No entanto, ao acender a luz, houve a explosão do gás.

O acidente reforça a necessidade de a população estar alerta quanto às atitudes que devem ser tomadas nos casos de vazamento de gás, comenta o delegado Roberto Von Haydin. "A primeira coisa a ser feita é abrir portas e janelas, para depois fechar a válvula do botijão. Em hipótese alguma deve ser acendida a luz, já que as fagulhas podem causar explosão", destaca.

Moradores acordam com barulho e correm para a rua

O barulho da explosão, somado aos estragos de telhas e vidros quebrados, acordou a vizinhança. A dona de casa Aurora Guardagnolo, 73, despertou assustada, com pedaços do vidro da janela do quarto sobre ela. "Levantei desesperada e saí correndo para a rua ver o que estava acontecendo." Ela revela que agora o medo é de que a estrutura de sua casa seja afetada com as duas demolições.

Instalada ao lado da casa onde houve a explosão, a residência da dona de casa Maria de Freitas, 46, teve todos os vidros e algumas telhas quebradas, o batente da porta estourado, além de parte do muro da garagem rachado. "Parecia que estava trovejando no quarto." De acordo com a dona de casa, apesar dos estragos, a Defesa Civil descartou qualquer risco de desabamento.

No Rio, quatro morreram após vazamento de gás

A explosão de gás de ontem não é fato isolado. No dia 13 de outubro, um vazamento deu origem à explosão que matou quatro pessoas e feriu 16, sendo três em estado grave, no restaurante Filé Carioca, na Praça Tiradentes, no centro do Rio de Janeiro.

O estabelecimento não tinha autorização para usar gás em botijão ou encanado, no entanto, mantinha estoque de cilindros no subsolo do restaurante.

Foram retirados dos escombros seis botijões usados na cozinha do Filé Carioca, além de mangueira de gás remendada com fita isolante, ligada a uma das válvulas.

Também neste mês, houve vazamento de gás na lanchonete localizada no segundo anel da arquibancada do estádio Couto Pereira, em Curitiba, no Paraná. Apesar de não ter havido feridos, o Espaço teve parte de sua estrutura danificada.

Em janeiro, o vazamento de gás de um botijão ocasionou explosão em bar da Rua Vergueiro, na Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo, e deixou dois feridos.