quarta-feira, 27 de abril de 2011

DICAS DE PREVENÇÃO: INCÊNDIOS E ACIDENTES

PRAÇAS DE ESPETÁCULOS E SHOWS 

As praças de espetáculos costumam agregar um grande números de espectadores que ingerem bebidas alcoólicas e tornam-se mais propensas a se tornarem vítimas em caso de acidentes generalizados no ambiente.
Geralmente nas casas de shows e espetáculos abertos em praças como as existentes no Centro Histórico de Salvador, o número de pessoas frequentes é sempre acima do limite máximo permitido, aumentando sobremaneira os riscos de acidentes.

O que é necessário:
Treinamento do pessoal da segurança de serviço contra incêndios e pânicos e primeiros socorros;

Aumentar o número de profisionais de serviço por turno visto que em muitos casos verifica-se um número irrisório para atender a demanda dos telespectadores que vão para beber e/ou assistir aos shows;

Recarregar os extintores existentes que em muitos casos sempre estão com a validade vencida, o que compromente a eficácia do agente extintor;

Sinalizar os extintores e colocá-los em locais visíveis e de fácil acesso;

Colocação de iluminação de emergência em toda a extensão das casas de shows e praças;

Colocação de pisos antiderrapantes, visto que o piso verificado sempre são escoregadios;

Instalação de saídas de emergências e devida sinalização;

Manutenção das caixas de hidrantes e seus equipamentos, quando existirem no recinto, visto que muitas vezes existe a caixa de hidrantes, mas faltam esguichos, mangueiras e chaves.


http://www.pm.ba.gov.br/bombeiros/dicasambientesdeespetaculo.htm

segunda-feira, 25 de abril de 2011

ACIDENTE NA FONTE NOVA NÃO SURPREENDE AUTORIDADES


26/11/07 - 22h51

Governador da Bahia e ministro do Esporte acompanharam a perícia no estádio
Sete pessoas morreram com a queda de degrau de arquibancada.
Do G1, com informações do Jornal Nacional
A queda de um degrau de arquibancada do estádio da Fonte Nova, que deixou sete mortos e dezenas de feridos em Salvador, não surpreendeu arquitetos, engenheiros e o Ministério Público da Bahia. Peritos passaram a manhã desta segunda-feira (26) no local da tragédia.

O governador da Bahia, Jaques Wagner, e o ministro do Esporte, Orlando Silva, acompanharam a perícia. “Todos os relatórios que nós tínhamos era sob o ponto de vista das estruturas visíveis. Nunca recebemos um relatório que falasse do ponto de vista estrutural”, disse.
Aos 35 minutos do segundo tempo, cerca de 60 mil torcedores acompanhavam o jogo. A torcida do Bahia comemorava a classificação do time para a série B do Campeonato Brasileiro. Em meio a toda euforia, um degrau cedeu e nove torcedores caíram de uma altura de 15 metros, o que corresponde a um prédio de cinco andares. Seis torcedores morreram na hora e outro morreu a caminho do hospital.
Há quase dois anos, o Ministério Público da Bahia vinha alertando para os problemas da Fonte Nova. Os promotores chegaram a pedir a interdição do estádio.

Há três meses, o sindicato nacional das empresas de arquitetura e engenharia fez uma avaliação nos principais estádios brasileiros. Eles queriam saber como estão as praças esportivas para a Copa de 2014. Dos 29 estádios avaliados, a Fonte Nova ficou em último lugar e apresentou as piores condições de segurança.

Na época, os técnicos do sindicato encontraram problemas em quase todas as dependências do estádio. O arquiteto Carl Von Hanenschild disse que muitos outros degraus da arquibancada poderiam ter caído também, mas a tragédia poderia ter sido evitada. Segundo ele, a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) sabia das condições do estádio. O órgão afirma que não foi alertado.

O governo da Bahia decidiu interditar a Fonte Nova por tempo indeterminado. O laudo da perícia, que vai apontar as causas do acidente deve ficar pronto em dez dias.


sexta-feira, 22 de abril de 2011

Incêndio atinge a Cidade do Samba no Rio - 07/02/2011 07h35

07/02/2011 07h35 - Atualizado em 07/02/2011 11h25

Segundo o presidente da Liesa, 4 barracões foram atingidos.
Bombeiros enviaram 15 carros de 7 quartéis e 70 homens.

Do Bom Dia Brasil
Um incêndio atingiu barracões na Cidade do Samba, na Zona Portuária do Rio, por volta das 7h desta segunda-feira (7). Parte das chamas já foi controlada, mas ainda há muita fumaça no local. Segundo o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Jorge Castanheira, quatro dos 14 barracões foram atingidos. São eles: Portela, União da Ilha do Governador, Grande Rio e o da própria Liesa.
Internautas registram fogo na Cidade do Samba; veja fotos

O Corpo de Bombeiros informou que 39 carros de sete quartéis e 80 homens foram enviados ao local. Ainda não há informações sobre feridos, mas a Secretaria municipal de Saúde confirmou que um homem de aproximadamente 30 anos deu entrada intoxicado no Hospital Souza Aguiar, no Centro, depois de ter inalado grande quantidade de fumaça. Ele passa bem e está em observação. Por volta das 9h15, o fogo não tinha sido totalmente controlado. Às 9h05, bombeiros informaram que conseguiram apagar apenas o incêndio no barracão cultural da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa).
'É uma perda sem tamanho', diz Liesa
O presidente da Liesa, Jorge Castanheira, disse que ainda não sabe como o fogo começou. Ele contou que no andar térreo dos barracões ficam as alegorias e que nos dois andares superiores são reservados para confecção de esculturas das alegorias e fantasias.

"Temos Brigada de Incêndio e estrutura, mas não sei o que pode ter acontecido. É uma perda sem tamanho. Não temos informações sobre feridos, até porque pelo horário as pessoas deviam estar chegando para trabalhar", disse Castanheira.
Segundo o presidente da Liesa, o carnaval das escolas que tiveram os barracões atingidos pelo incêndio está orçado, em média, entre R$ 5 milhões e R$ 7 milhões, sem contar a verba que as escolas recebem dos patrocinadores.
Barracão mais atingido é o da Grande Rio
Os esforços dos bombeiros estão concentrados no barracão da Grande Rio, a escola mais atingida pelas chamas. A parte de cima da estrutura está comprometida e parte da parede lateral já caiu. Há risco de novos desabamentos. Grande parte da Cidade do Samba foi isolada para os trabalhos.
O diretor de carnaval da União da Ilha, Márcio André, explica que 90% das alegorias já estavam prontas para o desfile deste ano. Segundo ele, ainda não há registro de feridos.
A assessoria da escola Portela informou que o incêndio atingiu apenas a parte superior do barracão, onde são confeccionadas fantasias e esculturas que compõem os carros alegóricos. As alegorias, que ficam no andar térreo, não foram atingidas.
Paes garante apoio às escolas atingidas
Segundo a assessoria da prefeitura, Eduardo Paes está acompanhando o trabalho dos bombeiros e, assim que o fogo for controlado, ele pretende ir ao local. Em entrevista ao Bom Dia Brasil pelo telefone, o prefeito disse "que não há hipótese de o carnaval não acontecer e as escolas não desfilarem". Paes garantiu apoio e suporte às escolas atingidas. "Dou a garantia de que a Cidade do Samba começa a ser reconstruída ainda esta semana", disse ele. Os desfiles na Marquês de Sapucaí serão nos dias 6 e 7 de março.

A CET-Rio informou que a Rua Arlindo Rodrigues, que fica próxima à região, foi interditada. No Santos Dumont, a Infraero diz que a movimentação de aeronaves é normal.

Fonte:
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2011/02/imagens-mostram-incendio-na-cidade-do-samba-no-rio.html

quinta-feira, 21 de abril de 2011

GRANDES TRAGÉDIAS DE INCÊNDIO NO NOSSO ESTADO E NO PAIS.

22/12/2010 00h30 - Atualizado em 22/12/2010 08h27

Incêndio atinge prédio da Oi na Bahia e afeta telefonia em 6 estados

Incidente travou sistemas em bancos e shoppings.
Há panes em telefones fixos e móveis; até o 190 da PM ficou fora do ar.

Um incêndio atingiu na manhã desta terça-feira (21) o 2º andar do prédio central da operadora telefônica Oi, localizado no Itaigara, em Salvador. O incidente compromete o serviço de comunicação - telefonia móvel e fixa e também internet - oferecido pela empresa em seis estados: Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Piauí e Maranhão.
Cerca de dez carros do Corpo de Bombeiros ainda estão no local no combate às chamas, que ameaçam a estrutura do prédio.
O incidente não deixou feridos, mas três bombeiros passaram mal por terem inalado fumaça e foram levados a um hospital da região.
O fogo teria começado por volta de 10h30. Não há informações sobre as causas do incêndo.
Serviços essenciais
O incêndio tirou do ar dois serviços essenciais, como o telefone 190 da Polícia Militar (PM) - que forneceu como alternativas quatro linhas de celulares (9996-1880, 9626-6896, 9626-8887 e 9629-4996) - e problema de conexão com a central de atendimento da Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba).
Comércio afetado
Com a pane nas comunicações, boa parte das lojas e shopping centers da Bahia e de Sergipe, lotados por conta das compras natalinas, perderam sistemas de recebimento de cartões de débito e crédito. As vendas foram prejudicadas.
Ainda foram afetadas as operações na rede bancária e nos caixas eletrônicos espalhados na capital baiana e região metropolitana de Salvador.
Incêndio no prédio da Oi em Salvador teve início na manhã desta terça-feira (21). À noite, o Corpo de Bombeiros ainda não havia debelado as chamas. (Foto: Edson Ruiz / A Tarde / Ag. O Globo)
Em nota, a assessoria de imprensa da Oi confirmou a pane nos sistemas de telefonia móvel, fixo e de transmissão de dados. Informou ainda que o incidente gerou dificuldades nas chamadas para clientes de telefonia fixa em regiões de Alagoas e Sergipe, e de telefonia móvel em regiões de Pernambuco, Alagoas, Piauí e Maranhão.
Ainda segundo a empresa, todos os equipamentos foram desligados por medida de segurança e os reparos serão efetuados depois que o prédio foi liberado pelos bombeiros.
A nota:
A Oi informa que um incêndio ocorrido na manhã de hoje (21/12) numa central telefônica localizada no bairro de Itaigara, em Salvador (BA), afetou os serviços de telefonia fixa, móvel e transmissão de dados de clientes em parte do estado. A central conecta ainda o serviço de telefonia móvel de Sergipe, que também foi afetado.

O incidente gerou dificuldades no completamento de chamadas para clientes de telefonia fixa em regiões de Alagoas e Sergipe, e de telefonia móvel em regiões de Pernambuco, Alagoas, Piauí e Maranhão.

A empresa enviou prontamente suas equipes de atendimento emergencial ao local, e, no momento, todos os equipamentos estão desligados por medida de segurança. Os procedimentos de reparo e recuperação dos equipamentos serão iniciados tão logo os bombeiros e a perícia técnica liberem a estação.
A companhia ainda avalia a extensão da base de clientes afetada pelo incêndio.
No momento, técnicos da empresa trabalham para encontrar alternativas que minimizem o impacto dos danos à central da Oi. Assim que os técnicos da Oi tiverem acesso à central será possível estipular uma previsão para o restabelecimento dos serviços, que ocorrerá de forma gradual, com prioridade para os serviços de emergência.
A empresa acrescenta que não houve vítimas no incêndio.

Fonte:
http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/12/incendio-atinge-predio-da-operadora-oi-na-bahia.html

domingo, 17 de abril de 2011

A união faz a força

Um próspero fazendeiro lá de Minas estava gravemente enfermo. Preocupado com a desarmonia entre seus quatro filhos, resolveu dar-lhes uma lição. Chamou-os, mostrou-lhes um feixe de gravetos amarrados e disse: "Como vocês sabem, estou doente e posso morrer a qualquer momento. Aquele que conseguir quebrar estes gravetos só com as mãos será meu único herdeiro. Os filhos estranharam, mas aceitaram o desafio. Entretanto, nenhum deles conseguiu quebrar os gravetos. Indignados com a tarefa impossível proposta pelo pai, puseram-se a reclamar. Foi quando o fazendeiro pediu o feixe a anunciou que ele mesmo iria quebrá-lo. Incrédulos, os filhos lhe alcançaram os gravetos e, atônitos, assistiram ao pai que, deitado, foi retirando os gravetos e quebrando-os um a um, para depois concluir:

- Vocês são como este feixe. Enquanto estiverem unidos, sempre poderão contar com o apoio um do outro. Porém, separados, vocês são tão frágeis quanto cada um destes gravetos.

Trata-se apenas de uma fábula, como tantas outras que pregam essa mesma moral: a união faz a força. Mas, se abrirmos os olhos e observarmos ao nosso redor, podemos perceber que essa é uma das verdades menos questionáveis.

Eugênio Mussak: Edições Abril

quarta-feira, 13 de abril de 2011

LEI Nº 11.901, DE 12 DE JANEIRO DE 2009.

 Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos
LEI Nº 11.901, DE12 DE JANEIRO DE 2009.
Mensagem de veto
Dispõe sobre a profissão de Bombeiro Civil e dá outras providências.
OPRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o O exercício da profissão de Bombeiro Civil reger-se-á pelo disposto nesta Lei.
Art. 2o Considera-se Bombeiro Civil aquele que, habilitado nos termos desta Lei, exerça, em caráter habitual, função remunerada e exclusiva de prevenção e combate a incêndio, como empregado contratado diretamente por empresas privadas ou públicas, sociedades de economia mista, ou empresas especializadas em prestação de serviços de prevenção e combate a incêndio.
§ 1o (VETADO)
§ 2o No atendimento a sinistros em que atuem, em conjunto, os Bombeiros Civis e o Corpo de Bombeiros Militar, a coordenação e a direção das ações caberão, com exclusividade e em qualquer hipótese, à corporação militar.
Art. 3o (VETADO)
Art. 4o As funções de Bombeiro Civil são assim classificadas:
I - Bombeiro Civil, nível básico, combatente direto ou não do fogo;
II - Bombeiro Civil Líder, o formado como técnico em prevenção e combate a incêndio, em nível de ensino médio, comandante de guarnição em seu horário de trabalho;
III - Bombeiro Civil Mestre, o formado em engenharia com especialização em prevenção e combate a incêndio, responsável pelo Departamento de Prevenção e Combate a Incêndio.
Art. 5o A jornada do Bombeiro Civil é de 12 (doze) horas de trabalho por 36 (trinta e seis) horas de descanso, num total de 36 (trinta e seis) horas semanais.
Art. 6o É assegurado ao Bombeiro Civil:
I - uniforme especial a expensas do empregador;
II - seguro de vida em grupo, estipulado pelo empregador;
III - adicional de periculosidade de 30% (trinta por cento) do salário mensal sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa;
IV - o direito à reciclagem periódica.
Art. 7o (VETADO)
Art. 8o As empresas especializadas e os cursos de formação de Bombeiro Civil, bem como os cursos técnicos de segundo grau de prevenção e combate a incêndio que infringirem as disposições desta Lei, ficarão sujeitos às seguintes penalidades:
I - advertência;
II - (VETADO)
III - proibição temporária de funcionamento;
IV - cancelamento da autorização e registro para funcionar.
Art. 9o As empresas e demais entidades que se utilizem do serviço de Bombeiro Civil poderão firmar convênios com os Corpos de Bombeiros Militares dos Estados, dos Territórios e do Distrito Federal, para assistência técnica a seus profissionais.
Art. 10. (VETADO)
Art. 11. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 12 de janeiro de 2009; 188o da Independência e 121o da República.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Tarso Genro
Carlos Lupi
João Bernardo de Azevedo Bringel
José Antonio Dias Toffoli
Este texto não substitui o publicado no DOU de 13.1.2009